terça-feira, 25 de junho de 2013

Aula 08 - Sistema de Pouso por Instrumentos

O Sistema de Pouso por Instrumentos chamado de “ILS (sigla em inglês) é utilizado como sistema antinevoeiro e está em operação no aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, atende a minoria dos voos e será usado raramente pouco mais de um dia a cada ano. Isso porque usar o antinevoeiro requer que as companhias aéreas tenham aviões certificados e pilotos treinados. A justificativa das empresas é o custo: treinar pilotos é caro e exige treinamento constante. Em Cumbica, que fecha cerca de 40 horas (0,4% do ano) ao ano por causa da neblina.
As maiores companhias,são habilitadas para o ILS 2, na qual os pousos ocorrem com visibilidade horizontal mínima de 350 metros. Enquadram-se nesse requisito quase todas as operações em Cumbica. O equipamento prestes a operar permite pousar com visibilidade ainda menor, de 175 metros.
Serão beneficiadas as companhias aéreas americanas e europeias, que, por atuar em condições climáticas adversas em seus países de origem, são certificadas para usar o equipamento. A alemã Lufthansa, por exemplo, afirmou que está apta a fazê-lo.
A TAM informou que está em processo de pedir à Anac aval para usá-lo nos seus aviões maiores, que fazem rotas intercontinentais (Boeings 767 e 777 e Airbus A330), assim como treinar as tripulações a fazê-lo. A Gol informou que aguardará a implantação do ILS 3 antes de se manifestar, pois seus aviões são autorizados a usar o ILS 2, tido como suficiente.

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